quarta-feira, 25 de maio de 2011

O gosto da vida!

Faz uns dias que comecei a levar a sério minha reeducação alimentar. Sempre dizem que namorar faz engordar e faz mesmo! Quando estamos juntos é um tal de experimenta comida daqui, conhece restaurante novo dali, que o organismo não aguenta e toda a costela no bafo e os sashimis de peixe branco ingeridos em excesso começam a se depositar nos flancos e baixo ventre. Cortei, então, as extravagâncias, assim como os doces, as frituras, os refrigerantes e carboidratos dispensáveis. Resultado: alguns quilinhos a menos e um tantão de infelicidade.

Em tempos de tecnologia avançada, eu baixei um app no meu iPhone pra me ajudar na dieta. É um programinha baseado numa famosa dieta publicada num livro tempos atrás, que calcula o número de pontos que posso ingerir por dia baseado em quanto peso quero perder versus o necessário pra eu me manter vivo e em pé. Todas as hortaliças e frutas tem bem poucos pontos. Do mesmo modo o tofu, a água e o chuchu. Já a picanha, a batata e o gorgonzola, não. Eles estouram os pontos. Logo, é um jogo de matemática, equilíbro e sofrimento.

Pra não ser tão ruim assim e diminuir meu desespero, fui atrás de receitas lights e pouco calóricas porém saborosas. Coisas como couve-flor ao forno com tomate e berinjela e falso strogonoff de proteína de soja. Parece bom? Não é. Mas é saudável, e para seguir nessa linha, resolvi fazer uma receita dada por uma amiga pra matar a minha fome de doces de uma forma correta: Mousse de Cereja pra Comer Sem Culpa.

A receita é bem simples:

1 gelatina de cereja Zero Açúcar Royal
1 copo de iogurte natural desnatado

Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem, leve ao refrigerador até consistência firme. Bata no liquidificador com o iogurte e retorne à geladeira por mais 30 minutos. Está pronta uma deliciosa sobremesa pra se comer sem culpa. Sem culpa, sem caloria, sem prazer e sem graça! O treco tem bastante sabor de água colorida e só faz eu sentir enormes saudades do Leite Moça. Tenho certeza que foram anjos do céu que desceram à Terra e criaram o Leite Moça. O Diabo com inveja, o encheu de calorias!

Bom, brincadeiras à parte, a sobremesa não é tão ruim, nem as outras receitas. Elas são saudáveis e me ajudam a controlar o peso. Mas sempre fica aquela perguntinha: e o sabor? Não o sabor dos pratos, por que até que são gostosinhos, quero saber do sabor da vida. Precisamos ter uma vida equilibrada e saudável, cuidar das finanças, pagar os impostos, não jogar lixo nas ruas, respeitar os idosos, não furar filas, respeitar o trânsito, não beber álcool em excesso, praticar diariamente exercícios, ou seja, viver de couve-flor no forno e mousse de cereja light. Mas, e o torresminho do happy hour e o Leite Moça direto da latinha no meio da noite?

Posso ser condenado e posso até sofrer com minhas contravenções, mas duvido que consiga me manter sempre na linha reta sem uns desviozinhos eventuais, e acho até que não faz mal! Mal faz essa dieta espartana na comida e na vida. Tudo que é radical não funciona, não vai longe, seja minha dieta ou a Luciana Genro do PSol. A resposta pra vocês, e principalmente pra mim, é: equilíbrio. Não vou abandonar as dietas mas perdoem se um dia desses me virem grudado numa latinha de Coca-Cola furando a fila do cinema.

Um comentário:

  1. Hehehe...adorei o texto! Eu preciso demais de uma dieta, cada dia engordo mais e claro, há motivos para isso. Academia resolve, mas eu odeio. Você disse certo: equilíbrio. Preciso achar o meu senão vou explodir qualquer dia. Ahh, e a dica da sobremesa sem culpa é perfeita. Já vou providenciar! Abraços

    ResponderExcluir